John Dewey (1859-1952)
Filósofo e psicologo norte-americano.
Filósofo e psicologo norte-americano.
"Educação significa crescimento"
"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida"
Principais ideias:
Henry Giroux(1943-...)
Professor.
Principais ideias:
Dewey foi o criador da chamada Escola Nova. Acreditava na educação pela ação e criticava a
educação tradicional, o intelectualismo e a memorização. Ele pregava uma
educação que propiciasse à criança condições de resolver por si própria seus
problemas. Para ele, a experiência pessoal era fundamental.
Henry Giroux(1943-...)
Professor.
"Os estudantes deveriam aprender a compreender as
possibilidades transformadoras da experiência”. (Giroux 1981).
Principais ideias:
Giroux, estudioso das idéias emancipadoras de Paulo Freire vem
apresentar a teoria crítica educacional como instrumento de renovação
pedagógica bem como instrumento de uma revolução educacional necessária no
mundo pós-moderno.
Um dos maiores representantes da teoria crítica educacional na
atualidade, enquanto educador aborda questões de importância teórica, política
e pedagógica refletindo o papel da educação escolar. Ele questiona o
funcionamento das escolas em questão da ordem social democrática e igualitária
defendida pelos países ocidentais.
Giroux considera que os professores precisam descobrir em seus
estudantes como o significado é ativamente construído através de múltiplas
formações da experiência vivida que dá as suas vidas um sentido de esperança e
possibilidade.
Considera Freire um
"intelectual transformador".
Giroux: uma interpretação humanizada da práxis pedagógica freiriana.
Rubem Alves (1933-)
Filósofo, Teólogo, Educador e Psicanalista Brasileiro.
Filósofo, Teólogo, Educador e Psicanalista Brasileiro.
Filósofo, Teólogo, Educador e Psicanalista Brasileiro)
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado"
Principais ideias:
Rubem Alves defende uma educação que perpassa todo o universo humano.
Ensina que o verbo educar deve ser conjugado com amor e paixão. Para ele, a
sensibilidade dos educadores e educandos é desenvolvida através da literatura: "o conselho que eu daria é ler literatura".
"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."
fragmentos de futuro em que a alegria é servida como
sacramento, para que as crianças aprendam que o
mundo pode ser diferente. Que a escola,
ela mesma, seja um fragmento do
futuro..."
Philippe Perrenoud (1944-)
Sociólogo suíço.
"Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de situações."
Principais ideias:
Criador dos termos Competências e Habilidades,
Perrenoud é Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na
Universidade de Genebra. Depois do doutorado em Sociologia, em que estudou as
desigualdades sociais e a evasão escolar, ele passou a se dedicar ao trabalho
com alunos, às práticas pedagógicas e ao currículo dos estabelecimentos de
ensino do cantão de Genebra.
Aristóteles
"A educação tem raízes amargas, mas os seu frutos são doces"
Albert Einstein
"Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou"
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997)
Advogado e Educador brasileiro.
"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda"
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"
"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!"
"A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática"
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção"
Principais ideias:
Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais
impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. Para ele, a
modificação desse quadro deveria partir dos próprios oprimidos, depois de um
trabalho de conscientização e politização. Sua principal ideia refere-se a dois
tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido. A
pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação,
predomina o discurso e a prática, da qual deriva uma prática totalmente
verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos,
numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo; é
autoritária, pois manda quem sabe. Nesta concepção, denominada por Freire de
Educação Bancária, o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos como
vasilhas a serem enchidas pelo conhecimento depositado pelo educador.
Nelson Mandela
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo"
Charles Darwin
"A atenção é a mais importante de todas as faculdades para o desenvolvimento da inteligência humana"
Karl Marx
"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática"
Jean Jacques Rousseau (1712-1778)
Filósofo, teórico político e Escritor suíço.
"A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui"
Principais ideias:
Principais ideias:
Sua obra principal é Do Contrato Social(*). Nesta obra, defende a ideia de que o ser
humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a
sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em
sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e
organização.
Antônio Gramisci (1891-1936)
Escritor, político e teórico político.
"Todos os homens são intelectuais, mas nem todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais"
Principais ideias:
Principais ideias:
Gramsci se distinguia de seus pares por desacreditar de uma tomada do
poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes
principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seus instrumentos
mais importantes, a escola.
Michel Montaigne
"Cuidamos apenas de encher a memória, e deixamos vazios o entendimento e a consciência."
Pitágoras
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos"
J. Petit Senn
"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que receberam, uma recompensa ou um castigo"
Cora Coralina
"Feliz aquele
que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
"O saber a
gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a
vida e com os humildes"
Cecília Meireles
"O vento é o
mesmo, mas sua resposta é diferente a cada folha"
Sócrates
"Aquele a quem a palavra não educa, também o pau não educará"
Platão
"Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um"
Sêneca
"Os progressos obtidos por meio de ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes"
Augusto Cury
"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência"
Jean Piaget (1896-1980)
Biólogo e Psicólogo suíço.
O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplismente repetir o que gerações fizeram"
Principais ideias:
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas
investigações nas estruturas cognitivas, Piaget defendia a ideia de que o
conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de
capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão
científica mais global. Tinha como objetivo estudar a evolução do pensamento da
infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o
indivíduo utiliza para captar o mundo.
Henry Wallon
"A criança respponde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas."
"O saber que não vem da experiência não é realmente saber"
Lev Semenovich Vygostky (1896-1934)
Advogado e Psicólogo russo.
"O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa"
Principais ideias:
Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social
no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de
conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para ele, o sujeito não é
apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de
relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos que o
conhecimento e as funções sociais são assimilados. O professor, portanto, tem o
papel explícito de interferir nos processos e provocar avanços nos alunos,
criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal. O aluno, no
modelo de Vygotsky, não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas aquele que
aprende com o outro aquilo que seu grupo social produz.
Burruhs Frederic Skinner (1904-1990)
Psicólogo Norte-americano.
Psicólogo Norte-americano.
"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido"
"O condicionamento operante modela o comportamento como o escultor modela a argila"
Maria Montessori (1870-1952)
Médica e Pedagoga italiana.
"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"
"A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade"
Principais ideias:
Montessori foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália.
Depois de sua licenciatura em Pedagogia, dedicou-se à educação de crianças
excepcionais num hospital psiquiátrico em Roma. Desenvolveu o sistema
montessoriano que se apoia no trinômio: atividade, individualidade e liberdade.
Ela acreditava que os estímulos externos formariam o espírito da criança,
precisando, portanto, ser determinados.
Favorecia o livre desenvolvimento da atividade infantil pela concentração na aprendizagem de jogos e pela realização de tarefas autônomas preparadas por adultos. No modelo criado por Montessori, a criança teria liberdade para lidar com objetos preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que ela desenvolveu. A manipulação de objetos tem importância central em seu modelo. Os pés e as mãos têm grande destaque nos exercícios sensoriais criados por Montessori.
Favorecia o livre desenvolvimento da atividade infantil pela concentração na aprendizagem de jogos e pela realização de tarefas autônomas preparadas por adultos. No modelo criado por Montessori, a criança teria liberdade para lidar com objetos preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que ela desenvolveu. A manipulação de objetos tem importância central em seu modelo. Os pés e as mãos têm grande destaque nos exercícios sensoriais criados por Montessori.
Anísio Spínola Teixeira (1900-1971)
Advogado, Filósofo e Educador brasileiro.
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra"
George Snyders
"A cada idade corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio, coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas... Temos de incentivá-la a gostar de sua idade, a desfrutar de seu presente"
Shakespeare
"Morres ignorante sabendo que tinha capacidade de ter sido sábio,
isto sim, é uma tragédia humana"
Mário
Quintana
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler a não lêem"
Carlos
Drummond de Andrade (1902-1987)
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste
ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em
salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem"
Leonardo Da Vinci (1452-1519)
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem
medo e nunca se arrepende"
Principais ideias:
As 10 melhores ideias
1- O homem Vitruviano
2- Datação Geológica
3- Carro Auto-Propelido
4- A Cidade Ideal
5- Parafuso Voador
6- Canhão de Três Canos
7- Planador com Asas
8- Ponte Giratória
9- Engrenagens para Mergulho Submarino
10- Escrita Reversa
Principais ideias:
As 10 melhores ideias
1- O homem Vitruviano
2- Datação Geológica
3- Carro Auto-Propelido
4- A Cidade Ideal
5- Parafuso Voador
6- Canhão de Três Canos
7- Planador com Asas
8- Ponte Giratória
9- Engrenagens para Mergulho Submarino
10- Escrita Reversa
Foi inventor, músico, filósofo, anatomista,
engenheiro, arquiteto, escultor e um estudioso da matemática, pesquisando áreas
de figuras e o desenho em perspectiva. Os esboços que deixou, em blocos de
anotações, mostram sua capacidade de inventar máquinas, que só foram construídas
muito tempo depois, como helicóptero, capacete para escafandrista, máquinas de
cunhar moedas, macaco de automóvel, bomba de poço e roda hidráulica, entre outros.
A pintura foi o campo em que Leonardo da Vinci
mais se destacou. Seu quadro mais famoso, "Mona Lisa", é também a
pintura mais conhecida do mundo. Outra obra importante, "A Última
Ceia", exerceu poderosa influência sobre várias gerações de artistas.
Podemos dizer que nenhum homem conseguiu, até hoje, dominar tantos conhecimentos
e tantos ramos das ciências e das artes como Leonardo da Vinci.
PsiPsicólogo americano.
"Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se
tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas,
poliglotas ou coisa que o valha"
Principais ideias:
Principais ideias:
As idéias de Rogers sobre a educação são de
fácil compreensão, já que suas observações são frutos de uma vivência – dentro
de seu próprio consultório – entre terapeuta e paciente. Rogers desenvolveu uma
teoria aplicável em qualquer tipo de relacionamento, seja entre professor e aluno,
seja entre pais e filhos, amigos ou mesmo na vida profissional.
Ao olhar uma pessoa como um todo a ser
considerado, ele quebra o paradigma do relacionamento formal e cria um
relacionamento interpessoal, transportando para a educação esta convivência em
busca de uma aprendizagem significativa e qualitativa.
Rogers considera a ciência comportamental uma
forma de manipulação da mente do ser humano, desrespeitando a liberdade de cada
um, ignorando assim os sentimentos, desejos e aspirações
Na psicoterapia a aprendizagem acontece com a
vivência, com as experiências do dia a dia. Ao deparar com os problemas do
cotidiano, o indivíduo conscientiza-se da necessidade de adaptação a sua nova
realidade e a seus conflitos. Essa é transformadora, pois exige da pessoa uma
mudança de atitude ao solucioná-lo.
Olavo
Bilac
"O único meio de criar homens livres é educá-los, outro modo ainda
não se inventou, e com certeza nunca se inventará"
Jan Amos Komensky (1592-1670)
Clérigo moraviano e Educador)
"As escolas, fazendo que os homens se tornem verdadeiramente
humanos, são sem dúvida as oficinas da humanidade."
Principais ideias:
Principais ideias:
Defendia uma educação para a vida cotidiana, com
sistematização de todos os conhecimentos e o estabelecimento de um sistema
universal de educação, com oportunidades para as mulheres. Ele sustentou a
ciência ao mesmo tempo que exaltava a majestade divina.
Jonann Friedrich Herbasrt Filo (1776-1841)
Filósofo e Psicólogo alemão.
“Virtude é o nome que convém ao objetivo pedagógico em sua totalidade. É
a ideia da liberdade interior convertida em realidade permanente numa pessoa.”
Principais ideias:
Herbart foi o precursor da psicologia experimental aplicada à pedagogia.
Este autor via a educação como ciência. Ele trouxe para a pedagogia o caráter
de objetividade de análise, a psicometria, o rigor e a sistematização do
método. Segundo Herbart, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o
governo, a instrução e a disciplina.
O governo é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo e viabilizar o início da instrução.A instrução é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as ideias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo.
O governo é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo e viabilizar o início da instrução.A instrução é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as ideias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo.
Gaston Bachelard (1884-1962)
Filósofo e Poeta francês.
"Nós acreditamos, com efeito, que o
progresso científico manifesta sempre uma ruptura , perpétuas rupturas, entre
conhecimento comum (senso comum) e conhecimento científico, desde que se aborde
uma ciência evoluída, uma ciência que, pelo próprio facto das suas rupturas,
traga a marca da modernidade. (...) Podemos pois colocar a descontinuidade
epistemológica em plena luz. (...) A própria linguagem da ciência está em
estado de revolução semântica permanente".
Principais ideias:
Bachelard crítica as concepções continuístas da História das Ciências,
introduzindo a categoria de ruptura para assinalar a dupla descontinuidade
histórica e epistemológica que na mesma se verifica. A contínua retificação dos
conhecimentos anteriores é a chave de todo o progresso científico. A ciência
não é pois um conhecimento absoluto, nem rigoroso, mas apenas cada vez mais
aproximado do sentido profundo da natureza. O progresso científico faz-se por
meio de sucessivas rupturas.
Celestin Freinet (1896-1966)
Pedagogo Francês.
Celestin Freinet (1896-1966)
Pedagogo Francês.
"A democracia de amanhã se prepara na democracia da
escola"
Principais ideias:
Educador francês que desejava criar um sistema
democrático de educação, livre de contradições sociais. Para ele, a escola
tradicional era fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer da
criança e a escola nova também, principalmente os modelos Decroly e Montessori, eram criticados
por Freinet. Seu objetivo básico era desenvolver uma escola popular.
Freinet foi criador, na França, do movimento da
escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua
dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que
é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. A
escola por ele concebida é vista como elemento ativo de mudança social e é
também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas.
Este educador questionava a definição de
materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho
pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas
construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança
instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém, essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém, essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento.
Sua proposta é centralizada na criança e
baseada sobre alguns princípios:
*senso de responsabilidade
*senso de responsabilidade
*senso cooperativo
*sociabilidade
*julgamento pessoal
*autonomia
*expressão
*criatividade
*comunicação
*reflexão individual e coletiva
*afetividade.
Jean-Ovide Decroly (1871-1932)
Médico Belga
“Convém que o trabalho
das crianças não seja uma simples cópia; é necessário que seja realmente a
expressão de seu pensamento.”
Principais ideias:
Foi diretor da Escola "École
d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados
de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as
conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).
Baseado em suas contrariedades durante sua
educação em sua infância (era considerado indisciplinado), seu método se
destaca ao conciliar medidas psicológicas e educativas na prática educacional
com as crianças.
No campo da expressão, Decroly dedicou
cuidadosa atenção à questão da linguagem. Para ele, não só a palavra é meio de
expressão mas também, entre outros, o corpo, o desenho, a construção e a arte.
Com a ampliação do conceito de linguagem, que a lingüística viria a corroborar,
Decroly pretendia dissociar a ideia de inteligência da capacidade de dominar a
linguagem convencional, valorizando expressões “concretas” como os trabalhos
manuais, os esportes e os desenhos.
A educação era centrada no aluno, ou seja,
buscava a possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender
a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e
coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da ideia de
globalização de conhecimentos – que inclui o chamado método global de
alfabetização e dos centros de interesse.
O princípio de globalização de Decroly se
baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do
todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos
à ordem.
Rudolf Steiner (1861-1925)
Filósofo, Cientista e Artista Austríaco.
“A Natureza faz do homem um ser natural; a sociedade faz dele um ser
social somente o homem é capaz de fazer de si um ser livre.”
Principais ideias:
Em 1919, logo após a primeira guerra mundial, criou uma escola na qual
se aplicava uma proposta, criada por ele mesmo, denominada pedagogiaWaldorf, que tinha como bases da aprendizagem as vivências, o
cultivo do querer agir por meio da atividade corporal, o sentir por meio do
trabalho artístico e artesanal e, o pensar, desde a relação com o imaginário de
contos, lendas e mitos até o pensamento abstrato científico, já em séries mais
avançadas. Criou a antroposofia.
Anton Semionovich Makarenko (1888-1939)
Pedagogo Ucraniano.
Miguel González Arroyo
Sociólogo e Educador Espanhol/Brasileiro
Anton Semionovich Makarenko (1888-1939)
Pedagogo Ucraniano.
“É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do
trabalho e da vida do país"
Principais ideias:
Foi diretor da Colônia Gorki, instituição rural que atendia crianças e
jovens órfãos que haviam vivido na marginalidade. Lá ele pôs em prática um
ensino que privilegiava a vida em comunidade, a participação da criança na
organização da escola, o trabalho e a disciplina.
O método criado por ele era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade – aliás, um conceito que só teria sentido se fosse para todos.
O método criado por ele era uma novidade porque organizava a escola como coletividade e levava em conta os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade – aliás, um conceito que só teria sentido se fosse para todos.
Sociólogo e Educador Espanhol/Brasileiro
"Tenho muita esperança neste curso, esperança de que ele produza um
saber novo, humilde, que se interroga, e que nós nos deixemos interrogar, que
escutemos as interrogações que vêm da dinâmica da sociedade".
Arroyo, referindo-se ao curso Pedagogia da Terra, da UFMG.
Principais ideias:
Foi professor da UFMG e atualmente acompanha propostas educativas em
várias redes estaduais e municipais do país. Presta assessoria a projetos de
educação aos governos populares; acompanha de perto o Setor de Educação do MST.
Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte,
coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica
"Escola Plural". Suas ideias estão relacionadas à educação popular,
cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
César Coll Salvador..
Psicólogo Espanhol.
"A realidade sociocultural e econômica do aluno influencia em seu
desempenho, assim como as condições de trabalho do professor e o aparato que o
sistema oferece para ele formar-se e aprimorar sua prática."
Principais ideias:
Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e
consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros
Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. Logo nos primeiros debates
sobre a reforma educacional brasileira, em meados dos anos 1990, ficou decidido
que o modelo para as mudanças seria o implementado na Espanha sob a coordenação
de César Coll Salvador, da Universidade de Barcelona. Das discussões no MEC,
das quais Coll participou como assessor técnico, surgiram os Parâmetros
Curriculares Nacionais.
Inspirado em Jean Piaget,
Coll orienta todo seu pensamento numa concepção construtivista de
ensino-aprendizagem. Ele afirma que a preparação de um currículo precisa
satisfazer todos os níveis da escola. Para ele o que importa é o que o aluno
efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor. O novo
currículo proposto por Coll contempla ainda os temas transversais, que devem
estar presentes em todas as disciplinas e séries da Educação Básica. O ideal,
acredita ele, é que aulas e explicações sobre saúde, sexualidade ou meio
ambiente estejam totalmente integradas ao dia a dia. Pode parecer complexo, mas
é simples. Basta colocar as conversas sobre alimentação saudável, reciclagem,
prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do saneamento
básico, entre tantos assuntos, na pauta de todos os professores.
Atualmente, Coll é Professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona.
Atualmente, Coll é Professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona.
Carlos Roberto Jamil Cury (1945-...) Demerval Saviani (1944-...) Filósofo e Educador Brasileiro
Filósofo, Historiador e Educador Brasileiro.
"A Gestão Democrática do Ensino Público não
anula, mas convive com certas especificidades hierárquicas da escola(...) A
relação posta na transmissão de conhecimento implica a hierarquia de
funções(mestre/aluno) e isto não quer dizer nem hierarquia entre pessoas e
nem quer dizer que o aluno jamais chegue à condição de mestre. Pelo contrário,
a relação de conhecimento existente na transmissão pedagógica tem como fim, não
a perpetuação da diferença de saberes, mas a parceria entre os sujeitos."
Principais ideias:
Cury é especialista em políticas públicas na área de Educação e
suas ideias e discussões tratam da Gestão Democrática, Lei de Diretrizes e
Bases (LDB), política educacional, ensino superior, educação básica e educação
de jovens e adultos. Pesquisador da Legislação Brasileira, atualmente é membro
de comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior,
professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro
da CEB - Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Demerval Saviani (1944-...)
Filósofo e Educador Brasileiro
"(...) a necessidade de se articular teoria e prática levou-me à
busca de alternativas, traduzidas na concepção que denominei de pedagogia
histórico-crítica cuja marca se define pela tentativa de superar tanto os
limites das “pedagogias não-críticas” como das “teorias
crítico-reprodutivistas”.
"A Pedagogia Histórico-Crítica não é outra coisa senão aquela
pedagogia empenhada decididamente em colocar a educação a serviço da referida
transformação das relações de produção."
Principais ideias:
Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-Crítica,
defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos
previamente produzidos e sistematizados. O problema é o caráter mecânico dessa
transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a
justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre
aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam.
Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com
conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o
que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem.
Para ele, essa situação torna as matérias curriculares desinteressantes para os alunos os quais passam a considerar o ensino como algo enfadonho, uma obrigação carente de sentido da qual eles buscam livrar-se assim que possível. Ele defende que é exatamente na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão incorporando também uma contribuição original.
Para ele, essa situação torna as matérias curriculares desinteressantes para os alunos os quais passam a considerar o ensino como algo enfadonho, uma obrigação carente de sentido da qual eles buscam livrar-se assim que possível. Ele defende que é exatamente na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão incorporando também uma contribuição original.
Edgar Morin (1921-...)
Economista, Político, Historiador, Geógrafo e Advogado Francês.
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade
como um todo.”
Principais ideias:
No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de
saberes, Morin propõe o conceito de complexidade. Ela é a ideia-chave de O
Método, a obra principal do sociólogo, que se compõe de seis volumes,
publicados a partir de 1977. O pensamento complexo, segundo Morin, tem como
fundamento formulações surgidas no campo das ciências exatas e naturais, como
as teorias da informação e dos sistemas e a cibernética, que evidenciaram a
necessidade de superar as fronteiras entre as disciplinas.
Em sua defesa da religação dos saberes, Morin tocou numa inquietação
disseminada nos dias atuais, quando a tecnologia permite um acesso inédito às
informações. Por isso, em 1999 a ONU - Organização das Nações Unidas -
solicitou para que ele sistematizasse um conjunto de reflexões que servissem
como ponto de partida para se repensar a educação do próximo milênio. Assim
nasceu o texto Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro.
A lista proposta por Morin começa com o estudo do próprio conhecimento.
O segundo ponto é a pertinência dos conteúdos, para que levem a “apreender
problemas globais e fundamentais”. Em seguida, vem o estudo da condição humana,
entendida como unidade complexa da natureza dos indivíduos. Ensinar a
identidade terrena é o quarto ponto e refere-se a abordar as relações humanas
de um ponto de vista global. O tópico seguinte é enfrentar as incertezas com base
nos aportes recentes das ciências. O aprendizado da compreensão, sexto item,
pede uma reforma de mentalidades para superar males como o racismo. Finalmente,
uma ética global, baseada na consciência do ser humano como indivíduo e parte
da sociedade e da espécie.
Emília Beatriz María Ferreiro Schavi (1936-...) Howard Gardner (1943-...) Psicólogo Norte-americano
Psicóloga e Pedagoga Argentina.
"Ler não é decifrar, escrever não é copiar"
Principais ideias:
Foi doutoranda de Jean Piaget. Promoveu a
continuidade do trabalho de Piaget sobre epistemologia genética - uma teoria do
conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança - estudando um
campo que ele não havia explorado: a escrita.
A partir de 1974, na Universidade de Buenos Aires, desenvolveu uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas na sua mais importante obra: Psicogênese da Língua Escrita, publicado em 1979 e escrito em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky. A obra apresenta os processos de aprendizado das crianças, chegando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
A partir de 1974, na Universidade de Buenos Aires, desenvolveu uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas na sua mais importante obra: Psicogênese da Língua Escrita, publicado em 1979 e escrito em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky. A obra apresenta os processos de aprendizado das crianças, chegando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita
tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora
dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se
apossar do código linguístico e dominá-lo. O tempo necessário para o aluno
transpor cada uma das etapas é muito variável.
Howard Gardner (1943-...)
Psicólogo Norte-americano.
"A educação precisa justificar-se realçando o entendimento humano.”
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem.”
“Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem.”
Principais ideias:
Influenciado por Piaget, em
1983 Gardner e uma equipe de pesquisadores divulgaram a teoria das
inteligências múltiplas, questionando a visão predominante de inteligência
centrada em habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas.
Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade de resolver
problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes
culturais. Na teoria, ele concluiu, a princípio, que há sete tipos de
inteligências:
Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de
fazer deduções.
Linguística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a
escrita para atingir objetivos.
Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que
envolvam apreensões visuais.
Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver
problemas ou fabricar produtos.
Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos
outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade.
Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si
mesmo para alcançar certos fins.
Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.
Mais tarde, Gardner acrescentou à lista as inteligências natural
(reconhecer e classificar espécies da natureza) e existencial (refletir sobre
questões fundamentais da vida humana) e surgiu o agrupamento da interpessoal e
da intrapessoal numa só.
Em cada pessoa, as inteligências se combinam de forma diferente. Na educação, a teoria de inteligências múltiplas implica o desenvolvimento de avaliações adequadas às diversas habilidades, a criação de currículos específicos para cada saber e um ambiente educacional mais amplo e variado.
Atualmente, Gardner é professor especializado em Educação e em Neurologia pela Universidade de Harvard.
Em cada pessoa, as inteligências se combinam de forma diferente. Na educação, a teoria de inteligências múltiplas implica o desenvolvimento de avaliações adequadas às diversas habilidades, a criação de currículos específicos para cada saber e um ambiente educacional mais amplo e variado.
Atualmente, Gardner é professor especializado em Educação e em Neurologia pela Universidade de Harvard.
Moacir Gadotti (1941-...)
Filósofo e Educador Brasileiro.
"O diálogo se dá entre iguais e diferentes, nunca entre
antagônicos."
Principais ideias:
Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta
educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da
Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada
pelo paradigma da planetariedade. Atualmente, é presidente do Conselho
Deliberativo do Instituto Paulo Freire.
Jacques Lucien
Jean Delors (1925-...)José Carlos Libâneo (1945-...) Filósofo e Educador Brasileiro.
Economista e
Político Francês.
“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo
e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar
através dele”
Principais ideias:
“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo
e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar
através dele”
Delors, economista e político francês, estudou Economia na Sorbonne. Foi
professor visitante na Universidade Paris-Dauphine (1974-1979) e na Escola
Nacional de Administração (França). De 1992 a 1996, presidiu a Comissão
Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO. Neste período, foi
autor do relatório "Educação, um Tesouro a descobrir"(*) (1996), em que se exploram os Quatro
Pilares da Educação.
José Carlos Libâneo (1945-...)
Filósofo e Educador Brasileiro.
"Integrar os aspectos material/formal do ensino
e, ao mesmo tempo, articulá-los com os movimentos concretos tendentes à
transformação da sociedade, eis os propósitos da pedagogia crítico-social dos
conteúdos."
Principais ideias:
Criador do termo Pedagogia
Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à
teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem,
organização e gestão da escola. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro da
teoria histórico-cultural.
Michel Lobrot (1924-...)
Psicossociólogico e Educador Francês.
"...pedagogia burocrática é uma pedagogia fundada, essencialmente,
na coação. Não é assim devido a uma maldade inerente aos pedagogos, mas o é
pela sua própria natureza. Não é uma pedagogia que tenha em conta os
interesses, quando eles se apresentam, a procura do indivíduo na dinâmica da
sua ação concreta, mas sim uma pedagogia que pretende realizar um plano
logicamente ordenado e, a priori, um programa, uma progressão... só
acidentalmente este 'plano', programa ou progressão vão ao encontro dos
interesses profundos e expressos pelo indivíduo.. Só acidentalmente é
eficaz."
Principais ideias:
Inventou o método "Non Directional Palestrante" e a
"Pedagogia Institucional", na qual defende o conceito de autogestão.
Para ele toda autoridade provém do medo que temos do outro, sendo que este medo
é uma forma de defesa: se o outro pode me atacar, devo antecipar-me a ele.
Assim, a autoridade é uma capacidade de mudar a vontade do outro impondo a ele
a nossa vontade, utilizando-se da repressão ou da coerção.
Alguns pensadores da Educação:
Século XVI
·
Comenius
Século XVIII
·
Herbart
·
Rousseau
Século XIX
·
Dewey
·
Decroly
·
Freinet
·
Gramsci
·
Steiner
·
Piaget
·
Vygotsky
|
Século XX
·
Arroyo
·
Cury
·
Gardner
·
Gadotti
·
Libâneo
·
Lobrot
|
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