Bernstein: quanto maior o controle do processo de transmissão por parte do professor, maior é o "enquadramento". Assim, o ensino tradicional tem um forte enquadramento, enquanto o ensino centrado no aluno é fracamente enquadrado. O poder já se encontra entrojetado no currículo e não distorce o currículo ou a pedagogia. É relevante repensar essa prática.
AVALIAÇÃO
A avaliação não deve ser uma postura autoritária e nem acontecer em um momento isolado. Deve estar vinculada as atividades diárias de aula, ou seja, deve ser contínua, permanente e cumulativa. Precisa considerar o desempenho do aluno, professores e todo contexto escolar.
É HORA DE AVALIAR O CURRÍCULO
Para desenvolver habilidades cognitivas se faz necessário conteúdos.
A interferência do poder no currículo é um absurdo, pois ele deve atender as necessidades e características daquele meio "escola". Os conteúdos soltos devem ser evitados, organizados em blocos e dirigidos a realidade contextual do meio inserido.
A avaliação fornece dados precisos para a estruturação do currículo.
Considera necessário que se haja pacto para melhorar a educação no Brasil.
A formação dos professores deve ser continuada, pois é bastante complexa.
Critica o quantitativo de conteúdos irrelevantes e defende que deve haver relação com a realidade doa alunos, em seus contextos.
Entrevista com Sônia Penin acerca de Currículo, com as considerações acima.
“As teorias tradicionais eram teorias de aceitação, ajuste e adaptação. As teorias
críticas são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical.”
TT T Silva.
Teorias de Currículo:
críticas são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical.”
TT T Silva.
Teorias de Currículo:
- Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
- Teorias críticas: regulamenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
- Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade. http://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo/
23/05/2012
Paulo Freire contribuiu para uma visão crítica do currículo. Pedagogia de tendência libertadora.*a política tem influência na educação.
* a educação era política.
* valorização dos métodos e não da aquisição de conhecimento.
Saviani tem uma visão crítica. Pedagogia de tendência crítica social.
* a política não tem tanta interferência na educação.
* tem que ser uma prática totalmente pedagógica e não política.
* valoriza a aquisição de conhecimento.
07/03/12
Falar de currículo envolve cultura: aspectos como conceitos, linguagem, ideologia, costumes, valores, tipos de organização, economia...
Ao ser elaborado deve ser relevante:
*saber o que vai ser ensinado;
*ter uma sequência lógica para a compreensão e associação cognitiva dos alunos;
*constar informações referente as avaliações;
*deve pensar na contextualização do aluno, levando em consideração a educação difusa;
*respeitar o contexto de vida do aluno;
*relacionar a aprendizagem com conteúdos oriundo ao conhecimento dos alunos, pois viabiliza o interesse por parte deles;
*trabalhar a transversalidade;
*descontextualizar o professor como o único detentor do conhecimento.
08/02/2012
Tivemos o primeiro contato no qual nos apresentamos e falamos sobre o conceito de currículo.
Foi feita uma avaliação em grupo dos conhecimentos que tínhamos acerca de currículo que será equiparada com a visão futura que certamente será construída ao longo do semestre.
Definições:
Currículo: é o conjunto de coisas que as crianças e os jovens devem experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem.
Curriculum: histórico profissional, de vida, de mãe...
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