A relação entre Currículo e Política Pública Educacional implica em um papel de alta relevância no que tange as grandes conquista em busca de acertos em readequação em forma de leis a favor da educação.
A elaboração do currículo no Brasil sofreu reflexo de outros países, embora essas influências não tenham atendido nossa contextualização que se faz diferente devido a nossa cultura, economia, educação e política e, então, houve a oposição.
O Brasil não teve um começo autônomo, onde engajasse a realidade das necessidades do nosso país na elaboração do seu currículo, buscando estudos em países que tinham esse comprometimento.
Neste momento atua o MEC intervindo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com o intenção de alcançar a educação em âmbito mais capacitado, competitivo a fim de que se possa atender as exigência do mercado de trabalho.
Deste modo o currículo assume um papel importante na transformação na esfera da educação, e implica diretamente em constituir o cidadão como elemento ativo ou passivo no espaço público (social).
A lei permite que haja reformas a fim de alcançar sucesso na implantação do currículo no que tange o resultado. O fato é que o palco educacional brasileiro ainda, requer grandes mudanças neste currículo para que exista harmonia e que a política educacional esteja voltada para a transmissão do saber e não apenas para sustentar o poder.
A questão é que a política educacional nas se encontra em nossa poder, visto que permanecemos a mercê de um financiamento. Seria viável que essa política deveria esta centrada nas mãos de pessoas conhecedoras dos problemas e que estejam inseridas no contexto do próprio país, e só assim serem fatores contribuintes para a elaboração do currículo para que se fecunde a educação.
A política deveria esta comprometida com a transformação da sociedade, pois ela é veículo nesse processo de reelaboração e se encontra na esfera social.
A legislação educacional esta aplicada diretamente para intervir na transformação por meio da reformulação do currículo, dada a sua importância ela é um suporte imprescindível para que esse avanço, pois toda vez que a legislação é encubida em favor da educação será sempre um fator da mais alta nobreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário