quinta-feira, 12 de abril de 2012

Currículo e Psicologia da Aprendizagem


Currículo Oculto é um termo oriundo das teorias críticas. Ele é assistemático, acontece nos espaços informais e contribuem para aprendizagens sociais relevantes. E não faz parte do currículo oficial. (Aula dia 23/05/2012)

Vídeo: Pai, eu estou te observando...


A Psicologia da Aprendizagem abre lacunas que buscam ir além do cumprimento do currículo conteudista quebrando paradigmas do ensino convencional uma vez que se fizer necessário atender um aluno com dificuldades, introduzindo (permeando) meios eficientes sem se atarem ao tradicional como se todos fosse absolutamente iguais nos seus medos, dificuldades e respostas.
Viabiliza direcionar uma forma diferenciada em busca de resposta por meio de experiências. As crianças estabelecem um aprendizado até mesmo através das múltiplas  brincadeiras (que muitas vezes são consideradas irrelevantes) e as relacionam com experiâncias vivenciadas que respondem de maneira positiva e ainda desenvolvem as relações interpessoais e favorece a futura relação social.
Torna pertinente considerar a atuação da Psicologia da Aprendizagem, onde o professor pode trabalhar o currículo além do que é fixado como padrão. O fato é que os recursos advindos da psicologia são fortes agregantes na formação do individuo permitindo o desempenho de sua criatividade, ou seja, o professor não atua somente como detentor do conhecimento, mas está atento as necessidades de mudança em busca do aprimoramento dos seus alunos e atua como veículo a ajudá-los a permear pelo prazer em aprender.
Todo ser tem um ritmo de aprendizagem que deve ser percebido e respeitado.
A relação que existe entre Currículo e Diversidades e Psicologia da Aprendizagem, é consentir a necessidade de se cumprir o currículo a importância em manuseá-lo de modo a alcançar o aluno em suas particularidades, necessidades e sobretudo na sua integridade. E essa relação é um fator norteador.

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